segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Formação de palavras: exercícios (III)


Nome: ____________________________________________________ Turma: _______ Data: _______

Conteúdo: Formação de palavras

01. Complete com o numero  1 para Composição por Justaposição  2 para  Composição por Aglutinação
01. (  ) pau-de-arara
02. (  ) planalto
03. (  ) arco-íris
04. (  ) vinagre
05. (  ) vinagre
06. (  ) auriverde
07 (  ) pernalta
08. (  ) guarda-marinha
09. (  ) pernilongo
10. (  ) pontapé

GABARITO – Exercício nº 01
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.

02. Correlacione as derivações, sendo:   1. Prefixal   -  2. Sufixal   -  3. Parassintética
01. (  ) transpor
02. (  ) sufixal
03. (  ) endurecer
04. (  ) malandragem
05. (  ) entorpecer
06. (  ) abster
07.  (  ) tristeza
08. (  ) carrocinha
09. (  ) enforcar
10. (  ) deslealdade

GABARITO – Exercício nº 02
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.

3. Encontra-se escrito, em um dos muros de Goiânia, o seguinte grafite: “I love you como ninguém loveu.”
Da forma como está grafado, o termo loveu não pertence à estrutura da língua inglesa nem à da língua portuguesa. Explique, então, através de que mecanismos esta construção se tornou possível.
4. Considere o processo de formação das palavras amarelaravermelhar  e assinale a alternativa correta:
(     ) A primeira formou-se por derivação sufixal, e a segunda por parassíntese.
(     ) A primeira formou-se por derivação sufixal, e a segunda por derivação prefixal.
(     ) Ambas foram formadas por derivação prefixal.
(     ) Ambas foram formadas por derivação sufixal.
(     ) Ambas foram formadas por parassíntese.

5. No filme de Mazzaropi “A carrocinha” considere a palavra carrocinha e responda:
a) Qual o radical? _____________________________________
b)Cite o processo através do qual formou-se a palavra “carrocinha”. _______________________________
c) Que ideia o sufixo INHA acrescenta à maioria das palavras? _____________________________________
d) Nas palavras “carrocinha” e “menininha” o sufixo INHA dá a mesma ideia? Justifique.
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6.  Uma pessoa, referindo-se a uma característica da cidade em que nasceu, disse o seguinte:
“Onde nasci, todos os moradores usam um sistema moderníssimo de comunicação: o telefone molecular. Lá, quando a gente quer se comunicar com alguém, chama um moleque e ele rapidinho leva o recado.”
Esse falante faz uma brincadeira baseada numa palavra criada por analogia (isto é, semelhança de forma) com outra palavra de mesmo campo de significação.
a) Transcreva do texto essa palavra.
b) Explique por que a primeira frase, se considerada isoladamente, induz o leitor a pensar que o sistema seja realmente moderno.
c) Que elementos estruturais formam a palavra em questão?
d)  Em que outro vocábulo do idioma baseou-se a criação da palavra referida no item a? Como você chegou a essa conclusão?
8. A turma 802 utilizou em suas camisetas a palavra oitavão. Através de que processo de formação esta palavra foi formada?

7. Faça uma resumo do conteúdo utilizando apenas os tópicos principais e exemplos.

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