Turma 604 - EEB José Boiteux
A turma recebeu o texto "Cada gol é cada um", no qual, aparecem diferentes formas de narrar um gol.
A partir da ideia do texto a proposta lançada aos alunos:
Como um adolescente faria a narração de um gol...
Os alunos construiram suas narrações;
Em seguida fizeram a leitura dos textos (As leituras foram excelentes)
Construção do cartaz.
Pausa no trabalho para as fotos.
Organizando o painel.... (Foi a maior festa!!!)
O primeiro encontro realizado no pólo, situado na EEB Dayse Werner Salles, teve início às 8:00 até às 12:00. Na ocasião foi apresentado às cursistas o programa Gestão em aprendizagem - Gestar II na disciplina de Língua Portuguesa.Após as explanações sobre a estrutura do cursos, verificou-se na prática a aplicação do material.
Sistema Instrucional de Aprendizagem
O Sistema Instrucional de Aprendizagem é constituído por todo o material de ensino e suas estratégias de implementação. Vejamos a seguir.
Cadernos de Teoria e Prática
Cada área tem seis Cadernos de Teoria e Prática (TP) – nos Módulos I e II. Um Caderno de Teoria e Prática – TP é um material impresso, organizado em um volume, que possibilita o desenvolvimento de determinadas competências em cada Módulo do Programa Gestar.
O Caderno de Teoria e Prática possui quatro unidades e cada Unidade contém três Seções, totalizando 12 Seções por TP, sendo que a cada Seção corresponde um objetivo de aprendizagem. Um Caderno de Teoria e Prática divide-se em três partes. A parte I contém as Unidades; a parte II contém a Lição de Casa ou Socializando; e a parte III, as Oficinas ou Sessão Coletiva.
Estrutura dos Cadernos de Língua Portuguesa
Vamos explorar um Caderno de Teoria e Prática de Língua Portuguesa para compreendermos a sua organização?
Esta etapa é fundamental, pois o Caderno de Teoria e Prática corresponde aos planos de aula do Programa Gestar. Compreendendo a sua estrutura, você irá navegar em suas páginas com segurança e confiança.
Como já enfatizamos, o material é composto por seis volumes de cadernos teóricos e práticos Módulos I e II. Os objetivos e conteúdos de aprendizagem dos alunos de 3o e 4o ciclos estão especificados nos PCN. Vale ressaltar, no entanto, que o material de formação dos professores (informações, conteúdos, explicações sobre a utilização e função de estratégias, etc.) é mais abrangente e complexo do que aquele que será utilizado para as atividades em sala de aula. Por isso mesmo, constantemente, as Unidades alertam para a responsável observação da adequação de todo o material (textos, abordagens, conteúdos e estratégias) à realidade da turma de cada professor. Em cada Caderno, há as atividades propostas para
a sala de aula.
Comecemos explorando o Caderno de Teoria e Prática:
• Identifique o título do TP e leia a introdução geral sobre os temas a serem tratados neste Caderno.
• Em seguida, vá ao sumário e veja como o Caderno é organizado.
• Então comece a analisar uma Unidade e veja a sua estrutura:
1) Título da Unidade e nome do autor.
2) Iniciando nossa Conversa: uma introdução à Unidade.
3) Definindo nosso Ponto de Chegada: são os objetivos de aprendizagem.
4) Seções: são subdivisões da Unidade, elaboradas para poderem ser estudadas de forma independente.
As Seções possuem o título, os objetivos de aprendizagem e o desenvolvimento do conteúdo. Para desenvolver o conteúdo, são utilizados vários recursos de aprendizagem marcados por ícones específicos, conforme elencamos a seguir:
Atividades: inseridas em momentos estratégicos do texto, possibilitam que o cursista mobilize os seus conhecimentos prévios e, a partir dos exercícios, construa o seu próprio conhecimento. Cada Seção conta com no mínimo duas e no máximo seis atividades de estudo, totalizando de seis a dezoito atividades por Unidade.
Indo à sala de aula: sugere atividades que se referem à aplicação do conteúdo estudado em sala de aula ou lembra posturas importantes para o professor.
Avançando na Prática: momento em que o professor é convidado a aplicar em sala o que estudou, por mais de um passo a passo.
Importante: definições de conceitos e sínteses do tópico em estudo.
Recordando: notas sobre conteúdos tratados anteriormente ou que o professor deveria saber.
Resumindo: sintetiza o conteúdo da Seção.
Ao final de cada Unidade, temos os itens que se seguem:
Bibliografia: traz os textos de fundamentação utilizados pelos autores para desenvolver as Unidades.
Leituras Sugeridas: baseiam-se na recomendação de três a cinco leituras por Unidade, com resenha e referências bibliográficas.
As três Seções de toda Unidade respeitam a mesma estrutura descrita acima.
Ampliando nossas Referências: consta de um Texto de Referência, que trabalha conteúdos tratados na Unidade (ímpar) para enriquecimento do assunto.
Sobre o trabalho com o Texto de Referência:
• Não é um texto para ser trabalhado com o aluno de 5a a 8a séries (6o ao 9o anos).
• É um texto de outro autor.
• O estudo dos textos deve ser praticado toda semana em que não houver o encontro quinzenal.
• Os estudos são obrigatórios e fazem parte da carga horária do cursista.
• O estudo dos textos pode ser individual ou coletivo.
Objetivo dos Textos de Referência. Os textos são geradores de desafio para o professor e provocam e enriquecem a reflexão do professor sobre a sua prática. Espera-se que ele faça a leitura, a análise e a interpretação desses textos.
Correção das Atividades: parte que traz a chave de correção, para o professor conferir as suas respostas a questões elaboradas ao longo dos textos das Seções das Unidades. Desse item constam também as Respostas às questões sobre Ampliando Nossas Referências.
Na parte II de cada Caderno de Teoria e Prática, você encontrará duas Lições de Casa e, na parte III, duas Oficinas.
Lição de Casa: é sempre o relato de um Avançando na Prática, escolhido pelo cursista. Este relato deve ser entregue ao formador para constituir o portifólio do professor.
A cada duas Unidades estudadas, deve ser entregue uma Lição de Casa.
Oficinas: são os encontros presenciais, quinzenais ou de três em três semanas, com duração de 4h. Possui uma seqüência de atividades e instruções a serem desenvolvidas, ora individualmente, ora em pequenos grupos. As Oficinas serão realizadas nas Unidades pares. Elas possuem a padronização descrita no quadro abaixo:
Oficina
Título da Oficina
Objetivo
Parte I - Retomada do processo de estudo e questionamentos sobre as Unidades
Parte II - Trabalho sobre a Lição de Casa
Parte III - Desenvolvimento de uma atividade
Parte IV - Avaliação da Oficina e retomada dos objetivos de aprendizagem
Parte V - Introdução das novas Unidades com perguntas instigadoras.
Após o reconhecimento do material, foi entregue o cronograma dos encontros ao longo do ano. Ainda houve o encaminhamento para o próximo encontro.
O Sistema Instrucional de Aprendizagem é constituído por todo o material de ensino e suas estratégias de implementação. Vejamos a seguir.
Cadernos de Teoria e Prática
Cada área tem seis Cadernos de Teoria e Prática (TP) – nos Módulos I e II. Um Caderno de Teoria e Prática – TP é um material impresso, organizado em um volume, que possibilita o desenvolvimento de determinadas competências em cada Módulo do Programa Gestar.
O Caderno de Teoria e Prática possui quatro unidades e cada Unidade contém três Seções, totalizando 12 Seções por TP, sendo que a cada Seção corresponde um objetivo de aprendizagem. Um Caderno de Teoria e Prática divide-se em três partes. A parte I contém as Unidades; a parte II contém a Lição de Casa ou Socializando; e a parte III, as Oficinas ou Sessão Coletiva.
Estrutura dos Cadernos de Língua Portuguesa
Vamos explorar um Caderno de Teoria e Prática de Língua Portuguesa para compreendermos a sua organização?
Esta etapa é fundamental, pois o Caderno de Teoria e Prática corresponde aos planos de aula do Programa Gestar. Compreendendo a sua estrutura, você irá navegar em suas páginas com segurança e confiança.
Como já enfatizamos, o material é composto por seis volumes de cadernos teóricos e práticos Módulos I e II. Os objetivos e conteúdos de aprendizagem dos alunos de 3o e 4o ciclos estão especificados nos PCN. Vale ressaltar, no entanto, que o material de formação dos professores (informações, conteúdos, explicações sobre a utilização e função de estratégias, etc.) é mais abrangente e complexo do que aquele que será utilizado para as atividades em sala de aula. Por isso mesmo, constantemente, as Unidades alertam para a responsável observação da adequação de todo o material (textos, abordagens, conteúdos e estratégias) à realidade da turma de cada professor. Em cada Caderno, há as atividades propostas para
a sala de aula.
Comecemos explorando o Caderno de Teoria e Prática:
• Identifique o título do TP e leia a introdução geral sobre os temas a serem tratados neste Caderno.
• Em seguida, vá ao sumário e veja como o Caderno é organizado.
• Então comece a analisar uma Unidade e veja a sua estrutura:
1) Título da Unidade e nome do autor.
2) Iniciando nossa Conversa: uma introdução à Unidade.
3) Definindo nosso Ponto de Chegada: são os objetivos de aprendizagem.
4) Seções: são subdivisões da Unidade, elaboradas para poderem ser estudadas de forma independente.
As Seções possuem o título, os objetivos de aprendizagem e o desenvolvimento do conteúdo. Para desenvolver o conteúdo, são utilizados vários recursos de aprendizagem marcados por ícones específicos, conforme elencamos a seguir:
Atividades: inseridas em momentos estratégicos do texto, possibilitam que o cursista mobilize os seus conhecimentos prévios e, a partir dos exercícios, construa o seu próprio conhecimento. Cada Seção conta com no mínimo duas e no máximo seis atividades de estudo, totalizando de seis a dezoito atividades por Unidade.
Indo à sala de aula: sugere atividades que se referem à aplicação do conteúdo estudado em sala de aula ou lembra posturas importantes para o professor.
Avançando na Prática: momento em que o professor é convidado a aplicar em sala o que estudou, por mais de um passo a passo.
Importante: definições de conceitos e sínteses do tópico em estudo.
Recordando: notas sobre conteúdos tratados anteriormente ou que o professor deveria saber.
Resumindo: sintetiza o conteúdo da Seção.
Ao final de cada Unidade, temos os itens que se seguem:
Bibliografia: traz os textos de fundamentação utilizados pelos autores para desenvolver as Unidades.
Leituras Sugeridas: baseiam-se na recomendação de três a cinco leituras por Unidade, com resenha e referências bibliográficas.
As três Seções de toda Unidade respeitam a mesma estrutura descrita acima.
Ampliando nossas Referências: consta de um Texto de Referência, que trabalha conteúdos tratados na Unidade (ímpar) para enriquecimento do assunto.
Sobre o trabalho com o Texto de Referência:
• Não é um texto para ser trabalhado com o aluno de 5a a 8a séries (6o ao 9o anos).
• É um texto de outro autor.
• O estudo dos textos deve ser praticado toda semana em que não houver o encontro quinzenal.
• Os estudos são obrigatórios e fazem parte da carga horária do cursista.
• O estudo dos textos pode ser individual ou coletivo.
Objetivo dos Textos de Referência. Os textos são geradores de desafio para o professor e provocam e enriquecem a reflexão do professor sobre a sua prática. Espera-se que ele faça a leitura, a análise e a interpretação desses textos.
Correção das Atividades: parte que traz a chave de correção, para o professor conferir as suas respostas a questões elaboradas ao longo dos textos das Seções das Unidades. Desse item constam também as Respostas às questões sobre Ampliando Nossas Referências.
Na parte II de cada Caderno de Teoria e Prática, você encontrará duas Lições de Casa e, na parte III, duas Oficinas.
Lição de Casa: é sempre o relato de um Avançando na Prática, escolhido pelo cursista. Este relato deve ser entregue ao formador para constituir o portifólio do professor.
A cada duas Unidades estudadas, deve ser entregue uma Lição de Casa.
Oficinas: são os encontros presenciais, quinzenais ou de três em três semanas, com duração de 4h. Possui uma seqüência de atividades e instruções a serem desenvolvidas, ora individualmente, ora em pequenos grupos. As Oficinas serão realizadas nas Unidades pares. Elas possuem a padronização descrita no quadro abaixo:
Oficina
Título da Oficina
Objetivo
Parte I - Retomada do processo de estudo e questionamentos sobre as Unidades
Parte II - Trabalho sobre a Lição de Casa
Parte III - Desenvolvimento de uma atividade
Parte IV - Avaliação da Oficina e retomada dos objetivos de aprendizagem
Parte V - Introdução das novas Unidades com perguntas instigadoras.
Após o reconhecimento do material, foi entregue o cronograma dos encontros ao longo do ano. Ainda houve o encaminhamento para o próximo encontro.
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