terça-feira, 14 de abril de 2015

Uso de "onde", "aonde", "donde", "naonde", "dadonde" e "adonde"

Há palavras que nos provocam dúvidas contantemente.

Eis algumas delas: onde, aonde, donde e naonde (sim, elas são faladas por ai

Resultado de imagem para onde aonde donde

1. ONDE

O vocábulo "onde" é um advérbio empregado com significado delugar
Portanto, o uso de "onde" restringe-se somente quando indicar lugar (ir ou vir a(de) algum lugar, estar em algum lugar etc).
Exemplos: Você é de onde?
                  Você comprou está camisa onde???
Assim, se o advérbio "onde" apresentar valor circunstancial de lugar seu uso estará de acordo com a norma padrão. Veja alguns usos nos exemplos a seguir: 
Resultado de imagem para ondeResultado de imagem para ondeResultado de imagem para onde
Resultado de imagem para ondeResultado de imagem para onde
Veja a seguir o uso de "onde":
Na frase de Calvin "Você sabe de onde vem os bêbes?" apresenta a ideia de lugar, logo o uso de "onde" está empregada de forma adequada.
Na imagem a seguir temos o advérbio "onde" precedido da preposição "pra" (forma contraída, utilizada na linguagem falada).
Resultado de imagem para onde



Sabemos que a preposição "para" pode ser substituida pela também preposição "a".
Logo poderíamos dizer: "Tá indo a onde" e teríamos o mesmo sentido. Contudo a expressão "a onde" deverá ser grafada "aonde", já que houve a agregação da preposição "a" ao advérbio "onde": "... 
Veja em outro exemplo: "Chegar aonde tanto desejavam...".
"Regra: quando o verbo que se relacionar com "onde" exigir a preposição A, deve-se agregar esta prep. ao "onde", formando, assim, o vocábulo "aonde"."
"Regra: quando o verbo que se relacionar com "onde" exigir a preposição EM, não se agrega preposição alguma, usando-se apenas o vocábulo "onde"."
"E o "donde"? 
"Donde vêm, porém, essas preposições?
Está adequado o uso de "donde", pois há o valor circunstancial de lugar (aquilo que vem, vem de algum lugar), e o verbo "vir" exige a preposição "de", que deve ser agregada ao "onde". Regra: quando o verbo que se relacionar com "onde" exigir a preposição DE, deve-se agregar esta prep. ao "onde", formando, assim, o vocábulo "donde". Pode-se também usar "de onde": "De onde vêm, porém, essas preposições?".
Os vocábulos "naonde", "daonde", "dadonde" e "adonde" são expressões típicas da comunicação oral, são formas variantes da linguagem formal.
Veja o vídeo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.