Sequência didática de Língua Portuguesa
Objetivo: Compreender através da história da Chapeuzinho Vermelho que intertextualidade é relação de sentidos e/ou significados que estabelecemos entre os diferentes tipos de textos (mensagens).
Turmas: 6o ao 9o ano
Conteúdo: intertextualidade.
Tempo estimado: 10 aulas.
Mídias utilizadas: mídia impressa, informática e vídeo.
Desenvolvimento:
1ª Etapa – Contar a história “Chapeuzinho Vermelho” escrita pelos irmãos Grimm.
a) Questionar aos alunos se conhecem outras versões? Debater sobre o assunto.
b) Apresentar a versão desenvolvida pela Disney.
2ª Etapa - O que é intertextualidade?
a) Mostrar uma serie de uma serie de imagens.
b) Questionar aos alunos o que se repete em cada imagem, ou seja, qual o elemento comum a elas.
Imagem I
Imagem II
Imagem III
Fonte: http://encantamentosdaliteratura.blogspot.com.br/2011/10/peleja-de-chapeuzinho-vermelho-com-o.html
Imagem IV
Fonte: http://marcosadrianoissler.blogspot.com.br/2009/11/turma-da-monica-em-chapeuzinho-vermelho.html
Imagem 5
Imagem VI
Imagem VII
Imagem VIII
Fonte: http://dailyartcocktail.com/melissa-bedtime-stories-%E2%80%93-a-modern-look-at-fairy-tale-heroines/
2. Intertextualidade em diferentes mídias.
a) Assistir aos filmes: Chapeuzinho vermelho
Versões disponíveis:
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=MuySSW98ZKo
Releitura da história da Chapeuzinho
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=VADdBXzXSb4
Deu a louca na Chapeuzinho
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=hNUVNyNP1D4
b) Ouvir a música “Chapeuzinho Vermelho”
3ª etapa – Avaliação
a) Seminário para debate sobre como a mesma informação é veiculada nas diferentes mídias.
b) Atividade de produção textual de acordo com o nível da turma:
Gênero - artigo de opinião
Proposta de tema: As diferentes versões de um conto de fadas
b) Gênero - conto de fadas
Proposta de tema: Como seria a Chapeuzinho hoje em dia?
Extrapolando!
Pode-se ainda abordar outras releituras a partir da Chapeuzinho Vermelho, como o livro Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.